Os benefícios da tecnologia BIM

BIM é a abreviatura para Building information modeling ( no português Modelagem da Informação da Construção). Vamos tomar um exemplo simples para você compreender: imagine uma parede, ela possui materiais que a compõem, como reboco, blocos e pintura. Você provavelmente representa essa parede no software CAD com duas linhas, certo? Nos softwares com tecnologia BIM você representa a parede de fato como ela é no modo executivo, com toda sua composição, podendo retirar assim os quantitativos de materiais.

Composição de parede em software BIM

Quantitativos de Parede

Por meio da alimentação de informações é criado um modelo virtual da obra a ser executada, tornando claro os benefícios da aplicação da tecnologia. No modelo virtual podemos antever incompatibilidades entre projetos, fazer um preciso levantamento de materiais, além de criar um cronograma completo de cada etapa a ser executada.



Bem como os benefícios da redução de tempo, gastos e retrabalhos, a tecnologia BIM ainda melhora a comunicação entre projetistas. Em um único modelo, diferentes projetistas podem trabalhar simultaneamente.

Esse ciclo da tecnologia beneficia principalmente o engenheiro encarregado de coordenar e executar a obra, que recebe projetos atualizados e sem incompatibilidades, podendo assim voltar sua atenção plena a execução da obra.




Neste Blog tenho a pretensão de trazer conteúdos e materiais que facilitem não só o entendimento como a utilização da tecnologia BIM.


Por Ana Paula M. Dalle Molle