Criando um novo Template (Modelo) no Revit

O que é um Template?

Template ou Modelo é um tipo de arquivo usado como base para iniciar um projeto. Nessa base temos itens comuns de uso nos projetos como: paredes, pisos e telhados de mesma composição, unidades de medidas, estilos de cotas e textos, configurações de representação gráfica, tabelas e legendas, fases de projeto.


Os elementos construtivos ficam a critério de quem cria o Template, pois pode tornar o arquivo mais pesado e o mesmo não deve carregar elementos em 3D, sendo este um arquivo limpo.


Como diferenciar um arquivo Template (Modelo) de um arquivo de Projeto?

Para diferenciar os arquivos é importante observar a extensão do arquivo, o template é .RTE. Já o arquivo de Projeto possui extensão .RVT.


Como iniciar a criação de um novo Template?

Ao abrir o Revit possuímos no canto esquerdo superior a opção modelo > novo. Clique em novo.


Na sequencia uma nova caixa de opções será aberta. Em procurar você pode carregar um Template (modelo) o qual você tenha gostado. Você pode baixar o Template Arquitetonico e Estrutural da Essência BIM.

É possível também selecionar um template de base do próprio Revit.


Após escolher a opção que melhor atende as suas necessidades, o Revit deseja saber se você quer Criar Novo Projeto com base na opção de Modelo que você escolheu ou se você deseja continuar editando um Modelo de Projeto (Template).


Optando por Modelo de Projeto você pode iniciar a criação do seu próprio template(modelo).

Algumas dicas para um bom Template

  • Não carregue famílias 3D;

  • Não desenhe nada dentro do Arquivo;

  • Opte por elaborar o seu Template do Zero com as suas necessidades;

  • Cuidado nas versões de arquivo. Versões anteriores do Revit não abrem arquivos de versões posteriores. Ex.: Nosso template está na versão 2019, não poderá ser aberto em Revit 2018 ou inferior.


Ficou com duvida? Mande um email para nós essenciabim@gmail.com.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo